quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Exu/ Pomba-Gira

Bem esta é a linha mais falada e mais distorcida da Umbanda, falar em Exu e Pomba-Gira, em primeiro lugar, é contra dizer algumas pessoas, não quero dizer que está é a verdade soberana, e sim no que acredito.






Exu é uma das linhas mais lindas e perigosas da Umbanda, pois são os grandes aferidores, isto é os grandes executores das leis divinas, como a lei de Xangô prega "Que deve paga, quem merce recebe" talvez por incompreensão das leis de Deus é que se disse que Exu é o diabo, mas digo ao contrario Exu é serventia de Deus com todos nós somos, mas algumas pessoas por não entenderem dua justiça o fizeram assim, pois como diz o ponto de Tranca-ruas " o que pra você está certo, pra Tranca-Ruas ta errado, e o que pra você está erado pra Tranca-Ruas está certo", este ponto é uma grande advertência pois quem manda é deus, mas quem faz cumprir é Exu.

Existem Exus comandados de vários Orixás, Mas Sete são os principais. Todos comandados pelo Exu Maioral: Seu Lucifér.Volto a dizer Exu não é o diabo, não tem chifre e nem pé de bode, isso foi pregado pelo catlicismo para denigrir a imagem deste potentoso ser de luz. Existem Exus das Almas que são apadrinhados por Omulu e Exus do Fogo, apadrinhados por Xangô.



Os sete principais Exus são:

Exu Sete Encruzilhadas- Energia de Oxalá

Exu Pomba-Gira- Energia de Iemanjá

Exu Tiriri- Energia de Ibeji

Exu Marabô- Energia de Oxossí

Exu Tranca-Ruas- Energia de Ogum

Exu Caveira- Energia de Omulu

Exu Gira-Mundo- Energia de Xangô







Todos os outros exus são comandados por estes sete, poba-gira é a mesma linha que exu, é apenas o feminino, como a cabocla na linha dos caboclos.





Outros nomes conhecido nesta linha são: Exu Meia-Noite, Veludo, Tata Caveira, Corcunda, Campina, Exu da Barra, Capa-preta, Sete Porteiras, Vulcão, João Caveira, Exu do Lodo, entre outros.





Pomba-Giras: Maria Padilha, Rosa Caveira, Pomba-Gira Rainha, Sete Saias, Rainha das Sete Encruzilhadas, Maria mulambo, Maria Quitéria entre outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário